sábado, 10 de março de 2012

Flaugnarde de Frutos do Bosque

- Permita que me apresente: meu nome é Flaugnarde, sou primo em 1.º grau do Clafoutis,  não sei se já ouviu falar?!
Somos franceses de gema, naturais de Limousin, não sei se conhece?
O meu primo e eu gozamos de uma vasta fama e reconhecimento em todo o mundo, de certeza que já viu a nossa foto em algum lugar!


Este sobremesa é uma espécie de pudim, diria poder traduzir-se por "Pudim  Cheio de Frutas",  cheio de frutas do bosque neste caso. Na sua versão original o "Clafoutis" enche-se de cerejas pretas, contudo ele é realizado com uma vasta variedade de frutas. Sempre que a alteração ocorre muda a sua designação para Flaugnarde.
Não foi em França que o encontrei, mas sim no blogue  Rich and Sweet na Carolina do Norte! Imaginem a minha surpresa quando hoje no facebook a Bia me disse que é Brasileira, logo, português é a sua língua materna! Como este mundo é pequeno!

Reduzi a quantidade de natas, substituindo por algum leite. 

Ingredientes:
400g de frutos do bosque (usei congelados);
4 ovos médios;
125 ml de açúcar;
200 ml de natas;
150 ml de leite;
3 colheres de sopa de farinha de amêndoa;
3 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 colher de sopa de sumo de laranja;
raspa de 1 laranja;
1 colher de café de aroma de baunilha;
palitos de amêndoa torrada;
1 colher de sobremesa de manteiga.


Execução:
Unta-se bem um forma de tarte com manteiga e dispõem-se os frutos no fundo.
Bate-se muito bem o açúcar com os ovos, seguidamente adicionam-se todos os restantes ingredientes.
Leva-se ao forno, pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 a 35 minutos.


Deve-se polvilhar com açúcar em pó, mas eu não tinha, é um pudim pouco doce, por isso achei que fazia falta.

Tem uma textura cremosa e os frutos transformam-se em...

... algo absolutamente delicioso, quase compota!

Come-se com deleite cada colherada e reza-se para que não acabe depressa!

12 comentários:

  1. mas que delicia eu adoro adoro esta 5* bjs

    ResponderEliminar
  2. O aspecto é excelente, e as fotos convidam a comer :).. adorei
    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. JÁ FIZ AMBOS E ADOREI , ESTOU MORTINHA QUE CHEGUEM AS CEREJAS ...FICAM TÃO BONS COM ESSE FRUTO DELICIOSO.
    O TEU FICOU EXCELENTE , ADORO FRUTOS DO BOSQUE.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, as cerejas, gordas e suculentas, negrinhas, mal posso esperar. Bjs, São.

      Eliminar
  4. Uma palavra define este teu Flognarde: Divinal, pois adoro frutos do bosque e Flognarde logo para mim esta sobremesa é mais que perfeita e ficou linda e bastante convidativa..beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Hummmm que tentação... deve ficar uma verdadeira delicia!

    Preciso dos teus dados querida, para te puder enviar a receitinha do passatempo! Assim que puderes fornecemos por favor :)

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MissB já foram enviados, espero que não me mandes nada muito complicado! Bjs.

      Eliminar
  6. Olá Lenita, na verdade não consigo dizer por qual dos dois primos, me decidiria caso tivesse que optar,são ambos encantadores!
    As imagens estão muito reveladoras da delicia que nos mostras.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou contigo Duxa, eu também não quero escolher... fico com os dois e pronto! Quero conhecê-os intimamente, desvendar todos os seus segredos e encantos, ahahah!

      Eliminar
  7. Confesso que sou uma apaixonada por frutos silvestres :) esta sobremesa deixou-me com agua na boca:)

    Já está na lista para o proximo fim de semana :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Lenita:)

    Vim agradecer a tua visita à minha Casinha e conhecer o teu cantinho.
    Fiquei encantada com tanta delícia e esta tarte é fascinante. Já vi uma receita parecida que me encheu as medidas mas agora com a tua fiquei convencida. tenho de experimentar:)

    Para não perder nem mais uma receita já fiquei tua seguidora.
    Até breve!
    Beijinhos

    ResponderEliminar