quarta-feira, 7 de março de 2012

Moelas Estufadas.

Parecem pequeninas, miudinhas, franzinas, mas não se deixem enganar, não têm nada de fraquinhas!
Eles são rijas, fortes, duras de roer. Por isso quem as quer ter macias, meigas, meladinhas, tem que as tratar muito bem, com muito cuidado e carinho. São assim as moelinhas!


Cá em casa são muito apreciadas, quem come gosta e é um prato económico, o que nos dias que correm se torna muito importante.

Ingredientes:
800 g de moelas;
3 ou 4 tomates bem maduros;
1 cebola grande;
6 dentes de alho;
1 copo de vinho branco maduro (ou cerveja);
1 cálice de vinho do porto;
1 caldo de galinha;
1 folha de louro;
Piri-piri q. b.;
1 colher de chá de colorau;
azeite;
salsa ou coentros (opcional);
sal.


Execução: 
Colocar em simultâneo num tacho,  o azeite, a cebola, os alhos, os tomates (tudo  picado) e as moelas. Deixar levantar fervura, juntar os vinhos e os temperos. Coze em lume brando durante o tempo necessário para as moelas ficarem tenras. Quando já estão bem cozidas, caso ainda haja muito molho, aumenta-se a temperatura do lume para apurar um pouco, de forma a que este fique espesso. Se pelo contrário o molho evaporar, pode-se acrescentar golinhos de água ou até um pouco de cerveja.

Nota: Se não quiser usar vinho do porto, então é importante juntar uma colher de chá, bem cheia, de açúcar, pois o tomate e o vinho branco são bastante ácidos. 
Também se pode substituir o vinho branco por cerveja ou usar um pouco de cada, depende do gosto de cada um. Nestas usei apenas vinho branco.


3 comentários:

  1. Gostei deste post, pela receita, pelas fotografias e pela composição da mesa!

    bjocas e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. MUITO BOM,E PRA QUEM GOSTAR UMA CERVEJINHA A ACOMPANHAR.

    ResponderEliminar