sexta-feira, 23 de março de 2012

Pulpo à Feira - Polvo Galego

Galiza, adoro!
Tapas galegas... hum, que bom!
Esta é talvez a que mais vezes comemos, nas pulperias, cozido em grandes "calderos" de cobre. 
É um prato tradicional Galego, está quase sempre presente nas grandes" fiestas" e romarias da Galiza. Servido no típico prato de madeira, acompanhado com um bom pão, para molhar no azeite.
Todos os anos, no segundo Domingo do mes de Agosto, celebra-se no  Carballiño, em Orense,  "La Fiesta Del Pulpo", declarada de interesse turistico Internacional. Foi lá no Carbalhinho que bebemos pela 1.ª vez a cerveja que viria a tornar-se numa das nossas preferias, 1906 uma cerveja reserva da Estrella Galicia.


Ingredientes:

1 polvo médio (1,5 kg);
pimentão picante (espanhol);
azeite.


Execução:

Não tenho caldero de cobre, por isso cozo o polvo numa panela comum.
Compro quase sempre congelado e tenho que vos dizer que, para mim, o melhor é o do Pingo-Doce (não me patrocinam, nem me pagam pela publicidade). Encolhe pouco, nunca me dececiona.
Coloco-o congelado na panela, com apenas uma chávena de café de água e nada mais.
Deixo cozer em lume brando até estar macio. Desligo e fica a repousar algum tempo.
Corto-o, com tesoura, em troços pequenos, rego generosamente com um bom azeite português e salpico com pimentão picante espanhol, uma delicia!
O prato de madeira, esse sim já tenho!

Foto "emprestada" AQUI
Onde me sabe melhor?
Na Galiza, saído de um caldero como este, com aquela cerveja de que vos falei a acompanhar.
A crise... bem a crise não permite ir tantas vezes comer tapas lá! Então vou tentando matar as saudades por cá!

4 comentários:

  1. Excelente , mt bem apresentado e uma autêntica delicia!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro polvo e este...nham

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem, que maravilha!! Adoro polvo e ainda hoje comprei dois pequeninos mas que me vão deliciar!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar