sexta-feira, 6 de abril de 2012

Quiche da Lenita

- É tua?
- É! 
- Tens a certeza?
- Tenho! Não copiei por ninguém, logo é minha!
- Pronto, está bem... é uma beleza!


Uma receita minha, agora é vossa também. Se houver outra igual é pura coincidência!

Ingredientes:
1 cebola pequena;
1 alho francês;
1 colher de café de ervas de provença;
100g de bacon em pedacinhos
150 g + 50g de queijo flamengo;
200 ml de leite;
4 claras de ovo;
2 colheres de sobremesa de amido de milho;
2 cenouras;
1 colher de sopa de mel;
gengibre fresco ralado;
300 g de espinafres (usei congelados);
1 colher de café de alho em pó;
2 ovos;
azeite;
sal.

Execução:
Numa frigideira salteiam-se com azeite, em lume brando,  as ervas de provença, junta-se a cebola picada e o alho francês em rodelas finas e deixa-se cozinhar um pouco até adquirir um meia cozedura. Dispõem-se no fundo de uma assadeira, cobre-se com o bacon e as 150 g de queijo fatiado.
Desfaz-se o amido de milho no leite frio e juntam-se as claras de ovo, bate-se um pouco e deita-se na assadeira.
Pega-se novamente na frigideira e salteia-se a cenoura cortada em rodelas finas, com o gengibre e o mel. Coloca-se na zona central da assadeira.
Na mesma frigideira salteiam-se os espinafres com as 50 g de queijo e alho em pó.
Dispõem-se nas zonas laterais da assadeira.
Leva-se ao forno cerca de 30 minutos.
Os ovos podem ser deitados sobre os espinafres e cozinhar no forno ou colocados no final (foi o que eu fiz).

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Ficou um espetaculo este teu pratinho, e bem colorido aos meus gostos e o pormenor do ovinho em coração adorei!! beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto! :)
    Passei para desejar uma excelente Páscoa, cheia de coisinhas boas!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, adorei esta receita !
    Gostava de dar a conhecer o meu novo blog dedicado á cozinha e decoração.
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
    Caso considere interessante gostava muito que fosse minha seguidora/menbro.
    Obrigada e boa Páscoa !

    ResponderEliminar