terça-feira, 16 de outubro de 2012

Argola de Pão com Queijos e Presunto

Estava pesarosa porque hoje "Dia do Pão" e "Dia da Alimentação" não tinha nada especial para publicar!
Então lembrei-me deste pãozinho, feito há tempos atrás e que ficou nos rascunhos... 
Meu lindo, vem cá... chegou a tua hora de brilhar!


Já publiquei várias receitas semelhantes a esta, estou sempre a repetir porque de facto é um pão que me sai bem e muito saboroso.


Ingredientes:
Pão
400 g de farinha forte (T 65);
200 g de farinha integral;
300 ml de leite morno;
25 g de manteiga amolecida;
10 g de açúcar;
5 g de sal;
25 g de fermento de padeiro;



Recheio

queijo da ilha;
queijo emental;
queijo cheddar;
presunto;
tomilho e salva.



Execução:
Desfazer o fermento com um pouco do leite morno e o açúcar, deixar atuar alguns minutos.
Peneirar para uma tigela grande as farinhas.  Juntar o sal.
Abrir uma cova ao centro das farinhas, adicionar o leite, metade da água e o fermento.
Com movimentos circulares envolver a farinha até que todo o liquido tenha sido absorvido. Caso seja necessário juntar mais um pouco de água ou farinha, deve ficar uma massa lisa e elástica, fácil de formar uma bola. Amassar um pouco. Colocar num local aquecido e deixar levedar durante cerca de 2 a 3 horas, ou até duplicar de volume. 




Com o rolo estender a massa formando um retângulo grande. Cortar um dos lados em tiras, como se fosse um pente. 
Na outra metade colocar os queijos, presunto e as ervas aromáticas. Enrolar.


Cuidadosamente colocar num tabuleiro levemente enfarinhado e formar uma argola, unindo bem as extremidades usando um pouco de leite para colar bem.


Deixar levedar um pouco mais no mínimo 30 minutos, se for mais melhor.


Este foi comido em boa companhia, com a família toda à mesa e novos amigos também (a D. Lurdes e o Sr. Joaquim). Todos comeram e repetiram e houve quem dissesse que já nem fazia falta o almoço!


Quentinho a sair do forno...


Ou já frio horas depois... é sempre muito bom!

Recebi hoje mais um selo este foi-me dado pela blogue Receitas de Sedução

O prémio Dardos,prestigiado e desejado no mundo dos blogs,reconhece o mérito diário a cada blogueiro que com amor e dedicação faz espalhar o seu conhecimento e criatividade,tornando-o disponível para todos na web.(informação tirada do blog"Depósito Santa Mariah).
De acordo com as regras devemos:

-exibir a imagem do selo no blog
-colocar o link do blog de quem se recebeu o prémio
-escolher outros blogues para receber o Selo Dardos
-avisar os escolhidos


Meus queridos considerem-se desde já avisados, pois desta vez não vou escolher.... sintam-se à vontade para levar o selo, eu gosto de todos vocês, aprendo com todos, recebo carinho de tantos e vejo criatividade e dedicação em cada um de vós.

30 comentários:

  1. Boa noite!

    Excelente proposta. Adorei a receita.

    Quando puder passe pelo meu blogue de Receitas de Sedução. Tenho um presente para si.
    Esteja à vontade para aceitar.

    Beijinhos

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  2. Una estupenda receta, que bueno…. me ha gustado :))

    ResponderEliminar
  3. E não é que chegou na hora certa? Brilhou mesmo :)
    Está com óptimo aspecto! Eu como adoro queijo acho-o perfeito!
    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  4. excelente proposta... fiquei tentado e presente merecido!
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  5. Olá Lenita! Que ideia fantástica e tão simples! Faz uma vista maravilhosa numa mesa para jantar de amigos :) Tem um aspecto tão apetitoso esse recheio!!
    O sistema é o mesmo dos brioches. Já fiz os teus brioches e ficaram uma delícia. Tenho que os colocar no blog :)
    Beijinhos e uma boa semana, cheia de criatividade!!

    ResponderEliminar
  6. Será ke esta massa não pode ser feita na Bimby !

    ResponderEliminar
  7. Olá Lenita! entrei para conhecer teu blog, adorei é impossivel sair sem participar, suas delicias nos deixa com água na boca. Já estou ficando e convido você a conhecer o meu , se gostar participe. Abraços uma noite abençoada.

    ResponderEliminar
  8. Amiga Lenita.
    Bela participação com esta deliciosa argola de pão. E que recheio delicioso. Amo pão com ou sem recheio. Adoraria comer uma fatia desta rosca agora...Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  9. Querida Lenita,
    Esse pão ficou SENSACIONAL!!! Fiquei com água na boca... Muito obrigada por compartilhar como você fez a argola... AMEI!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  10. Olá Lenita! Este pão está perfeito!! Não me canso de repetir, ter umas mãos de fada :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Lenita,
    Parabéns pelo prêmio é merecido.
    O belíssimo e delicioso pão é um digno representante do blog no dia deste nobre alimento o pão, ótima sugestão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  12. Estes teus pães deixam-me sempre deliciada. Tenho que experimentar fazer esta receita. Realmente já não é a primeira vez que os vejo e fico sempre com água na boca :)

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha de pão... Vou levar a receita
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha de pão, cheio de queijo derretido...como eu gosto :)
    Parabéns por mais um prémio!
    Beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Que maravilla de pan, impresionante, con el queso por dentro para volvernos locas del todo.
    Gracias por la receta.
    Besoos

    ResponderEliminar
  16. olá Lenita,
    o teu pão está lindo por fora, mas por dentro....AINDA ESTÁ MAIS=) como e k tnhs essa receitinha aí de lado???um dia destes tnh d experimentar a fazer 1 pãozinho assim mais para o salgado!!

    ResponderEliminar
  17. E que belo momento que teve o pãozinho, chegou mesmo em boa hora e veio para arrasar!! O recheio dos 3 queijos e do presunto está de babar, que maravilha! Um dia destes faço um dos teus pães, não resisto:D
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  18. Lénita esta coroa ficou maravilhosa, quanto ao recheio està de salivar, parabens bela realização (como sempre)

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Que pào lindo Lenita parabéns
    beijos

    ResponderEliminar
  20. Tens um talento para as massas!! Um dia vou atrever-me e meter as mãos na massa.
    O interior é de babar, delicioso. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá, parabens pelo seu trabalho, amo seu blog. Me tira uma duvida, fermento de padeiro é aquele em pó ou fresco? Aqui no brasil temos os dois, sendo o em po embalagens de 10g e o fresco 15g. Obrigada Miriam Campos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fermento de padeiro é o fresco, cá vende-se em embalagens de 25 g.

      Eliminar
  22. Lenita,
    Que maravilha (como sempre)
    Adoro o aspecto e o recheio está de salivar hummm
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Um argola linda, fizeste muito bem em "chamá-la" e partilhá-la
    connosco, é digna de ser vista:)
    Beijoca.

    ResponderEliminar
  24. Oi Lenita, este pão me deu um desejo danado em experimentá-lo.Anotarei certamente a receita e quando fizer te conto como ficou.Amei, ficou fantástico como tudo o que você faz.Parabéns minha linda.

    ResponderEliminar
  25. Querida Lenita,
    Adoro pão e este teu pão, além de ter um recheio que é sublime e adoro, ainda tem um aspecto visual absolutamente deslumbrante e lindo e fica na minha lista dos a recriar muito em breve!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  26. Perfeito este pão, adoro o queijo derretido no interior!!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  27. Este ausente por alguns tempos e chego aqui é só coisas deliciosas, como sempre;) ESte pão é demais, deve ser mesmo bom;)

    ResponderEliminar