domingo, 10 de fevereiro de 2013

Bolo de Amoras

Será possível guardar pedacinhos de verão?
Reter raios de sol, retalhos de  calor?
O seu doce odor, todo o seu sabor?
Será possível  mascarar o inverno?
Disfarça-lo de estio com todo o seu brio?




Eu sei que ando a trocar as voltas às estações, vesti um bolo para os namorados de primavera e agora para o Carnaval trago um pedacinho de verão!




Os raios de sol que despontaram na semana que passou, tímidos espreitando entre as nuvens... aumentaram a saudade dos dias claros, das tardes longas e das flores! Foi então que dei de cara com elas, as flores, despontam aqui e ali, as magnólias já abrem os seus majestosos botões e entre ervas altas, regadas por tanta chuva, lá estavam alegres, frescas, as pequenas flores liláses!
Ao chegar a casa lembrei-me delas, das amoras, congeladas à espera... dormentes. Fui busca-las e breve a minha cozinha cheirava a verão!



Mais um bolo invertido, são os meus favoritos! 

Bolo de Amoras Silvestres 

Ingredientes:

Cobertura
2 chávenas de amoras silvestres (congeladas);
1/2 chávena de açúcar;
sumo de 1/2 limão.

Bolo
160 g de farinha;
50 g de farinha de côco;
3 ovos
120 g de açúcar;
80 ml de kefir (ou iogurte natural + 1 colher de sobremesa de sumo de limão);
raspa de 1/2 limão;
1 colher de chá de fermento para bolos.


Execução:

Cobertura
Colocar numa forma (que possa ir ao fogão e ao forno) o açúcar e o sumo do limão e levar ao lume.
Juntar as amoras e deixar ferver um pouco, o suficiente para descongelarem e cozinharem um bocadinho, mas mantendo-as inteiras. Retirar as amoras, com uma espumadeira, escorrendo bem toda a calda e reservar.
manter a calda ao lume até espessar. 
Despejar a amoras novamente na forma.
Untar a parte lateral da forma com manteiga.

Bolo
Misturar a farinha, o côco e o fermento.
Bater os ovos inteiros durante 5 minutos até ficarem volumosos. Aos poucos adicionar o açúcar batendo bem. Juntar o kefir (ou iogurte azedo) e continuar a bater.
Envolver as farinhas na massa com uma espátula, sem bater.
despejar a massa na forma, sobre as amoras. 
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos.
Desenformar de imediato.


É caso para dizer que vale a pena fazer como a formiga, guardar no verão para ter no inverno.



Eu sei que muitos de vocês não têm amoras, mas no mercado já se encontram embalagens de frutos silvestres congelados e até mesmo só de amoras. Fica muito bom com as framboesas, mirtilos e toda a mistura, experimentem.

36 comentários:

  1. Nhami nhami =) de certeza que vai ser delicioso com framboesas também!

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo. E com essa cobertura, 5 estrelas.
    beijoca

    ResponderEliminar
  3. Querida Lenita,
    Está mesmo como os adoro. Lindo, lindo e tão apelativo e convidativo. A textura também me parece perfeita e o toque da farinha de coco... que maravilha de bolo querida!! Estamos em sintonia, pois hoje, por aqui, fizeram-se cupcakes de amoras e framboesas, eheheh!!
    Beijinhos e resto de excelente Domingo,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo e com amoras eu ia adorar.
    Também tenho algumas congeladas , mas já são poucas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que lindo bolinho :-) mesmo como eu gosto!!

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Ola Lenita,
    O teu bolinho ficou com umas cores lindas, mesmo a lembrar o verão e com uma textura magnífica, coroado por flores tão delicadas.
    Vou roubar uma fatia e a receita :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Adoro amoras e este bolo está fantastico

    Beijokas

    ResponderEliminar
  8. Fiquei a salivar hehe que bolinho tão bom, e as amoras por cima dão-lhe um aspecto maravilhoso :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Estamos as duas em sintonia, a querer trazer o verão para dentro de casa. Se bem que gosto muito do inverno e destes dias chuvosos em que ligar o forno é imperativo :)

    ResponderEliminar
  10. Está com um aspecto delicioso..dando vontade de experimentar! Gosto muito de amoras......beijinhos;

    ResponderEliminar
  11. Mas que bom aspecto Lenita! Vou experimentar no próximo fim-de-semana com uma mistura de frutos vermelhos congelados :D Adoro frutos vermelhos, acho que são possivelmente os meus frutos preferidos :D

    O bolo invertido fica realmente com um aspecto muito bonito :)

    Beijinhos, tem um bom resto de Domingo e espero que tenhas uma óptima semana :D

    Adoro cá vir, acho que espalhas mesmo boas energias para quem te lê :) Muito obrigada :D

    ResponderEliminar
  12. Muchas gracias por tu receta que se ve deliciosa.Te sigo desde hoy ...Besos
    http://doris-miscosillas.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  13. Quem me dera poder guardar pequenos pedaços do verão...do verão e pedaços desta pequena grande maravilha!! Adorei a cobertura! :)

    ResponderEliminar
  14. Querida Lenita,
    Eu adoro esses seus bolos invertidos... Além de LINDOS me enchem a boca de água... Esse pedaço eu quero para mim... Pode??? (risos)...
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  15. Que lindo bolo!
    Uma delicia de certeza!
    As fotos ficaram lindas!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  16. Olá, Lenita!
    Que aspecto magnifico e delicioso ;)... Vou tirar 2 fatias ;)... Adorei :)... Bjokas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Lenita,
    Os teus bolos são sempre lindos e com um aspeto delicioso. Já comia agora mesmo uma fatia com um cházinho antes de me deitar :))
    Bom carnaval e beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Sim, vc conseguiu levar um pedacinho do verão, sim, com esse delicioso bolo de amoras, com certeza! Passando para conhecer seu blog, adorei as receitas, as fotos, e como vc escreve. Estou linkando para acompanhar seus posts e receitas. Se desejar, visite meucantinho, será bem - vinda. Bjos.

    ResponderEliminar
  19. Lenita, como sempre minha linda surpreendente!!! O teu bolinho está excelente com um aspeto maravilhoso, sabes aquele arzinho de comer rezando? pois bem... servia-me ja dessa fatia que tens aí cortada... uma maravilha... e minha querida, num dia de inverno
    por muito feio que ele se apresente,
    basta entrar aqui no teu blog
    para se ficar contente
    essa tua alegria
    que contagia o ar
    faz afastar as nuvens
    e deixa sempre o sol a brilhar!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  20. Parece um doce bem doce mesmo e lindo , amo amora, bjs

    ResponderEliminar
  21. Adorei a receita (ADORO amoras!), as fotos e o texto. Que conjunto maravilhoso!! :))

    Passatempo Casaco Glüen

    Alexandra A.,
    THE GLITTER SIDE
    Facebook
    Pinterest

    ResponderEliminar
  22. quem me dera pode-las apanhar agora ai aigosto tanto :) por momentos até parece que estava mesmo no Verão : beijinhos

    ResponderEliminar
  23. ando cheia de saudades do verão, este bolo vem mesmo a calhar, faz lembrar tardes de calor :)

    ResponderEliminar
  24. Olá Lenita: está lindo com as amoras a fazer lembrar os dias de verão ( que ainda estão tão longínquos). Também tenho amoras congeladas e fiquei com vontade de experimentar este belo bolinho.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  25. Que delicia Lenita!
    Adoro amoras e ainda tenho umas quantas congeladas das que apanhei na Serra da Estrela :) Vou trazer esta tua receita para experimentar!

    Beijinhos doces e boa semana!

    ResponderEliminar
  26. Lenita, adoro amoras ou mesmo frutos vermelhos, dão uma beleza incomparável a qualquer receita. Esse seu bolo ficou lindo, com uma textura bem macia. Gostei demais. Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. oi minha querida tudo bem? amei seu bolo esta maravilhoso amoras me agradam muito e o seu esta maravilhoso ..parabens bjão grandes

    ResponderEliminar
  28. Lenita, estou ainda de boca aberta :)
    Lindo, lindo bolo. Adoro também os teus bolos invertidos, ficam sempre lindos.
    E é tão bom guardar pequenos raios de Verão no congelador ou em frascos de compota, para saborear em tempos de saudade.
    Essas amoras com a cor linda tornaram esse bolo fabuloso!
    Saborear uma fatia, era saborear um pedaço de verão... saudades!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Querida Lenita,
    estou precisando fazer um bolo invertido, ainda bem que encontramos
    amoras por aqui, o seu bolo ficou lindo e tentador!
    Amei a sua postagem vc escreve muito bem, parabéns!

    Beijinhos, feliz carnaval!

    ResponderEliminar
  30. Ficou Lindo e bem gulosoooooooooooooo

    jinhos

    http://entredocesesalgadosii.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Olá lenita,
    Mas que belos bolos nos apresentas sempre.
    Susy

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  32. Olá Lenita :)

    O teu bolo invertido está fabuloso, as fotos fantásticas como sempre, também adoro bolos invertidos e também eu anseio os dias grandes e solarengos, as frutas alegres que nos tentam e tudo o que o Verão representa ! :)

    Sim, tenho muita familia no Norte, muito perto do Porto... adoro essa zona do País, tenho excelentes recordações de infância e adolescência precisamente no local onde mora a Mãe. Por isso tanto adoro lá ir, visitá-la a ela, à familia e recordar lugares, pessoas, cheiros, sabores e sorrisos. Mais velha estou, mais lamechas fico... não ligues !

    Beijinho querida !

    Isabel

    ResponderEliminar
  33. Madre mia Lenita que bizcocho más bueno, esa confitura casera debe de ser la bomba.
    Besicos

    ResponderEliminar