sexta-feira, 30 de março de 2012

Ervilhas com Chouriço e Ovos Escalfados

Gostas sempre de ficar por cima!
Isto assim não dá!
Não pode ser sempre da mesma maneira, é preciso variar.
Variar para quê, se assim é tão bom?
Porque havemos de trocar de lugar?
Eu por cima e tu por baixo...
Rapa lá o tacho!


Esta receita lembra-me a minha infância, quando os ovos eram o prato favorito!
Não faço sempre igual, por vezes coloco também bacon, ou entrecosto. Desta vez foi simplesmente assim...

Ingredientes:

400 g de ervilhas  (estas eram congeladas);
1 cebola;
1 cenoura;
2 dentes de alho;
1/2 chouriço regional;
1 tomate;
2 batatas,
4 ovos;
1 folha de louro;
coentros;
azeite.


Execução: 

Refogar levemente a cebola e os dentes de alho picados. Juntar o chouriço corado às rodelas, o tomate em pedacinhos e o louro, deixar cozinhar um pouco. Adicionar uma chávena de água e logo que levante fervura acrescentar  as ervilhas e as batatas picadas  (vão-se desfazer e criar um molho mais gomoso). A água deve ficar abaixo do nível das ervilhas. Quando as ervilhas estão quase cozidas, juntam-se os coentros. Seguidamente abrem-se os ovos sobre as mesmas, Tapa-se e deixa-se escalfar. 
Gosto das gemas ainda cruas, a escorrer para molhar o pão. 

7 comentários:

  1. é dos tais pratos que adoro e de vez em quabdo lá se come....:-)

    ResponderEliminar
  2. UM PRATO QUE ADORO, COMO DO OVO DO MESMO JEITO...É TÃO BOM.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Olá Lenita,

    Vi para cá retribuir, te conhecer melhor...
    Nossa, estou perdido, não quero sair mais daqui!!!!!
    Quanta coisa boa...

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz, tenho sempre receio de rebentar os ovos, maluquice minha, irei tentar pois o teu tem um aspecto bastante tentador..beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não rebentam, podes deixar que cozinhem um pouco mais e cozam as gemas. Bjs.

      Eliminar