terça-feira, 15 de maio de 2012

Convidei para Jantar Steven Spielberg

Descobri ao navegar por inúmeros blogues de culinária, o projeto "Convidei para Jantar" do blogue Anasbajeri. Já vai na 4.ª edição e a de Abril/Maio tem por anfitriã a Pammy Sami, no blogue Menu Verde. O tema que lançou é "Realizadores de Cinema"e pediu-nos uma receita sem carne.
Será difícil que ele ainda esteja livre, mas mesmo assim arrisquei o convite!
Convidei para jantar o Sr. Steven Allan Spielberg; realizador, diretor, produtor, este homem do cinema deslumbra-me, com quase tudo o que faz. A revista britânica "Empire" elegeu-o como "o melhor realizador de sempre" em 2005.
Quando penso nele desfila na minha mente uma enorme lista de filmes, destaco apenas alguns, E.T - O Extra Terrestre, que vi e revi com os meus filhos inúmeras vezes; a saga de Indiana Jones; Star Wars; Contatos Imdediatos de Terceiro Grau; Os Caçadores da Arca Perdida; A.I. Intelegência Artificial (que sempre me leva às lágrimas); A Cor Purpura; Jurassic Park; A lista de Schindler; O resgate do Soldado Ryan; A Guerra dos Mundos...
Ele, charmoso e simpático aceitou o meu convite!
Servi o jantar no alpendre, pois a noite estava quente, à luz de velas e tendo como música de fundo uma sinfonia com o som das cordas das asas dos grilos e a voz das rãs, que  se desafiavam mutuamente.
A refeição foi totalmente vegetariana, algo que surpreendeu o Sr. Spielberg, habituado e comer à pressa uns hamburgers gordurosos, entre as filmagens! No inicio mostrou-se céptico, mas depois rendeu-se ao colorido da refeição, aos seus aromas e sabores variados.


Começamos por saborear umas "Bruschettas de Tomate e Manjerição", regadas com um vinho verde Alvarinho, bem fresco. Ele  normalmente não bebe, mas abriu uma exceção e gostou, disse que "este vinho é algo do outro mundo"!
O primeiro prato foi um "Misto Legumes Salteados" no Wok,  seguido por um "Tofú no Barro com Tomates e Feijão Azuki". A sobremesa foram uns singelos morangos bem maduros e perfumados, acompanhas por uma bola de gelado de baunilha e chocolate.

A Bruschetta de Tomate e Manjerição

Ingredientes:
2 fatias de pão torrado (usei pão de Rio Maior);
6 tomates cherry picados (+ 1 para decorar);
4 metades de tomate seco em azeite;
4 folhas de manjerição (+ 2 para decorar);
queijo mozarela ralado;
1 dente de alho;
pimenta preta:
azeite;
flor de sal.


Execução:
Torrar o pão em fatias. Regalas com um bom azeite e esfregar bem em cada uma, metade de um dente de alho (quanto mais esfregar melhor vai ficar), o alho deve ficar quase todo no pão. Numa tigela colocar os tomates cherry e os tomates secos picados. Juntar azeite, flor de sal, manjericão migado, um pouco de pimenta preta moída na hora, as sobras do alho picadas e algum queijo ralado. Envolver bem todos os ingredientes e dispor sobre as fatias de pão.


Salteado Misto de Legumes no Wok.


Ingredientes:
1 cebola nova;
4 dentes de alho;
1/2 pimento vermelho;
1/2 pimento laranja;
6 espargos verdes;
1 ramo de brócolos;
1 mão cheia de ervilhas tortas;
1 pedacinho de gengibre fresco ralado;
molho de soja q.b.;
 2 raminhos de manjerona fresca;
ervas de provence;
oregãos frescos;
pimenta preta moída na hora;
azeite.


Execução:
Preparar todos os legumes, cortando-os em pedaços pequenos.
Aquecer bem o Wok. Adicionar o azeite (eu prefiro sempre azeite, embora neste tipo de pratos o tradicional seja óleo vegetal, de girassol ou outro). Começar por saltear os alhos e a cebola e adicionar os restantes legumes, mexendo-os e fazendo-os saltar dentro do Wok. Adicionar o molho de soja, os restantes temperos e as ervas aromáticas.
O tempo de confeção deve ser reduzido, os legumes ficam apenas parcialmente cozinhas, rijinhos e crocantes.

Tofu no Barro com Tomates e Feijão Azuki


Ingredientes:
tofu no barro;
1/2 chouriço de soja;
4 dentes de alho;
2 tomates cacho;
3 colheres de sopa de polpa de tomate;
6 pedaços de tomate seco em azeite;
1 colher de sopa de alcaparras;
1 colher de sopa de azeitonas pretas fatiadas;
feijão azuki cozido;
manjerição;
oregãos frescos;
piri- piri;
vinho branco;
1 colher de sobremesa de açúcar;
azeite;
flor de sal.



Execução:
Cozer previamente o feijão azuki com uma folha de louro, uma cebola, um pouco de sal. Juntei também duas tiras de alga Kombo.
Refogar levemente a cebola e o alho, adicionar o tofú cortado em cubos pequenos, o chouriço de soja em rodelas finas, os tomates partidos em pedaços e a polpa de tomate; refrescar com um bocadinho de vinho branco. Reduzir a temperatura e deixar cozinhar. Se necessário acrescentar uns golinhos de água, para que vá estufando e absorvendo o sabor do molho. Salpicar com uma colher de sobremesa de açúcar, para ajudar a reduzir a acidez do tomate e do vinho.
Juntar o feijão e alguma da água da cozedura e continuar a estufar lentamente. Por fim acrescentar as alcaparras, as azeitonas e as ervas aromáticas.


As flores que decoravam a mesa eram selvagens e de uma azul maravilhoso, coloquei-as entre ramos de funcho que soltaram um agradável perfume no ar.


A conversa, como não podia deixar de ser, fez-se em torno de episódios hilários ocorridos durante as filmagens de diferentes filmes, pelo que os risos se fizeram ouvir entre a sinfonia dos grilos e das rãs!
Acreditam que no momento em que gravava a cena de um parto, sua ex-mulher Amy Irving telefonou-he para lhe dizer que o filho do casal, Max, estava prestes a nascer. Max Spielberg nasceu no dia 13 de junho de 1985!


Steven, assim pediu para ser tratado, garantiu-me que daqui em diante irá procurar fazer uma alimentação mais saudável e incluir mais legumes a acompanhar o seu "steak"! Confessou-me que detesta café, mas simpatiza com um bom chá!
O chá fica para outro dia, pois precisa de se ir embora"E.T. go home", assim de despede, com ar de graça!

17 comentários:

  1. uiui tenho a certeza que ele gostou mt pois so tinha coisinha boa adorei a tua ideia de convite bjs

    ResponderEliminar
  2. Excelente jantar acho que me vou juntar aos convidados, ficou uma refeição fantàstica.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Lenita que cena más rica le diste a tu invitado, la próxima vez me apunto jajaaj!!!! Besitos

    ResponderEliminar
  4. Oi Lenita,
    Invejo o Sr. Steven Allan Spielberg, lamento a minha mente não ter capacidade de teletransporte nem eu conhecer a tecnologia, pois eu convidar-me-ia para saborear tamanhas iguarias.
    Beijo.
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Olá Lenita! Mas que bem recebido foi o sr. Spielberg! Um banquete hollywoodesco! Adorei especialmente o wok de legumes :)
    Ainda bem que convidas-te esta grande figura do cinema, já estava a ficar preocupada, a pensar que ele não vinha à festa!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Olá Lenita, estou a ver que o teu convidado foi muito bem recebido :) Com esta mesa quem não se sentia contente. Eu pessoalmente gostei muito da ementa. Saudável e leve, mesmo ao meu gosto.
    Gostei imenso do filme do E.T um clássico sem dúvida. Obrigada pela visita ao meu blogue :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Lena,

    O Steven Spielberg só ficou a ganhar com o belíssimo cardápio com que o contemplaste, ao invés dos tais "hamburguers gordurosos" !
    Parabéns, mais uma vez te esmeraste na apresentação e na escolha do menu !
    Beijinhos

    www.blogdochocolate.com

    ResponderEliminar
  8. Manda o sr. Spielberg apanhar couves e convida-me...lol

    Bjocas

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  9. Amiga,
    Que jantar mais agradável, para receber o Srº ET... :))
    Adoro bruschettas e estas ficaram com uma ar divinal... os legumes salteados também estão super apetitosos!!
    Bjocas e bom dia para ti!!

    ResponderEliminar
  10. a este jantar até eu ia :) wow que maravilha desde a bruchetta ao tofu, tudo maravilhoso! aposto que o sr Steven adorou :)

    ResponderEliminar
  11. Lenita, um magnífico banquete para o senhor Spielberg!
    Adorei esta tua refeição super inspirada, aquele wok perfeito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. O Steven deve ter saido a rebolar da tua casa...belo menu recheado de coisas boas e coloridas. De certo se ira fazer de convidado noutras ocasioes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Lenita:)
    Mas que belo banquete!!
    E que bela escolha de convidado, quem é que não adora os filmes do Spielberg? Eu ainda há pouco andei a rever a saga Indiana Jones, que será sempre uma das grandes favoritas!:)
    Bem, quem me dera ter sido convidada também para poder provar cada uma dessas iguarias, especialmente o teu tofu no barro, que me parece delicioso!
    Beijocas e obrigada pela simpática visita:)

    ResponderEliminar
  14. Lembro-me bem de como os cinemas enchiam sempre que estreava um filme de Spielberg. Tem a genialidade de tocar as melhores emoções de todos nós. Desde o E.T. (tanta lágrima), passando pelo Indiana Jones (imperdiveis os três) e pela Lista de Shindler (tão comovente), é impossivel ficar indiferente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Lena,
    Desculpa só agora estar a ler a tua participação.
    Aqui em casa vemos os Star Wars, todos, pelo menos 2 vezes por anos. Somos mt nerds, é verdade!
    A Guerra dos Mundos, é dos filmes que mais me assustou até agora, a imagem do comboio em fogo a passar é aterradora.
    Adorei o teu texto e o jantar é brilhante. Prova bem que não precisamos de carne para para refeição equilibrada, saborosa e linda.
    Muito obrigada por teres participado.
    Até breve,
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Sem palavras...
    AMEI a escolha dos pratos, o jantar certamente foi um sucesso.
    Bjs Márcia

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar