quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sopa de Peixe

Caleinte, mucho caliente!
Hot, very hot!
Quente, muito quente!
Boa para sacudir o frio.


Já nem me lembrava de comer uma sopa de peixe!
A verdade é que não me serve qualquer uma, neste capítulo sou um pouco... seletiva!
A sopa de peixe da Laranjinha e da Moranguetes aguçaram-me o apetite,  acordaram o desejo.
Deixo-vos a minha versão, que de certeza já adivinharam é picante e composta por um creme espesso, aveludado, recheado com peixes variados (ótimo para acabar com postas soltas).
Prepara-se num instante, em cerca de 30 minutos estava na mesa e serviu de refeição.

Ingredientes:
3 postas  de peixe (usei salmão, pescada e tamboril);
4 tomates, bem maduros;
4 cenouras;
3 batatas;
3 cebolas;
1/2 pimento vermelho;
4 dentes de alho;
2 piri-piris frescos (ou 1 malagueta);
100 g de massa (espirais, cotovelos...);
1 caldo de marisco (se houver uns camarões são ainda melhores);
coentros (usei os talos);
1 folha de louro;
azeite;
sal.


Execução:
Numa panela levar ao lume o peixe, 2 cebolas cortadas em quartos, dois dentes de alho,  a folha de louro, o caldo de peixe e uma pitada de sal, com cerca de 1,5 litros de água.
Noutra panela refogar ligeiramente 1 cebola e 2 dentes de alho.
Adiconar o pimento em tiras, os piri-piris (retirei as sementes) e o tomate picado grosseiramente (não retiro nem a pele, nem as sementes), deixar cozinhar um pouco.
Juntar as cenouras e as batatas em cubos, cobrir com água e cozinhar até que as cenouras estejam macias (não colocar demasiada água nesta fase, pois mais tarde irá ser adicionado o caldo de cozer o peixe). 
Desfiar o  peixe, retirando as peles e espinhas, reservar.
Com uma escumadeira retirar as cebolas e alho que cozeram com o peixe e  juntar aos legumes na outra panela. 
Coar o caldo de cozer o peixe e verter sobre os legumes. 
Juntar 1/3 do peixe, os coentros e triturar tudo muito bem. Se ficar muito espesso deitar um pouco mais de água. Retificar de sal.
Deixar levantar fervura e adicionar a massa. 
Perto do final da cozedura, introduzir na panela o restante peixe.


Comida junto da lareira, com um vinho tinto maduro a acompanhar.
Uma tigela só?
Não foram mesmo 2 e  bem cheias!
Participo com esta sopa na iniciativa de  Comer bem por poucos € no blogue Chez Sónia.

35 comentários:

  1. Hummm minha querida Lenita agora fiquei com água na boca.. Esta sopa agradou-me em tudo e se já andava com vontade, agora tenho mesmo que experimentar fazer!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá querida amiga Lenita, a meninas dos pães, tortas e agora das sopas também.

    Passei aqui para comentar que fui bem sucedido na execução do pão que não é sovado quando deparei-me com essa sopa de peixes da melhor qualidade.
    Em tempo: adorei a técnica!!!

    Lenita, não posso deixar de mencionar que aprendo muito com seu fino bom gosto.

    Um abraçaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que estava em "pulgas" para saber como tinha corrido a experiência com o pão sem amassar! Fico contente que tenha corrido bem.
      Marbene você é o mestre e eu a pupila.
      Bjs

      Eliminar
  3. Hmmm!! Que aspecto tão booommm!! Eu tb comia 2 tigelas!! :) Com este frio bem que apetecia. Tb já tinha visto as receitas da moranguetes e da laranjinha. São mesmo de aguçar o apetite.
    Tenho um desafio sobre sopas, será que queres participar Lenita? :)
    http://chez-sonia.blogspot.pt/2012/12/3-iniciativa-sopa.html
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Que sopa apetitosa!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi sopa de peixe mas comia essa de boa vontade e se pica então melhor ainda.
    Como não aprecio vinho seria com uma mini...perfeito.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cerveja nesta época só se fosse bem quente!
      Olha que boa ideia vou procurar uma receita de cerveja quentinha, ahahah!

      Eliminar
  6. adoro sopa de peixe a tua esta uma delicia esta uma sopa de restaurante adorei bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Lenita !
    É mesmo uma delicia neste tempo de frio, aquece a alma e o coração ! Hummm !
    Gostei da ideia do vinho maduro, perfeito para acompanhar !
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  8. Lenita, desculpa, pois apaguei o teu comentário no meu blog sobre a iniciativa.

    Respondendo à tua questão, sim, serve esta sopinha divinal! :) Só preciso que faças um comentário no post e que coloques o link da tua receita :)

    É perfeita a tua receita! Aliás, todas as tuas receitas! Tenho mais duas para colocar no meu blog de receitas que "roubei" neste cantinho mágico :) Os brioches da Julie e o pão girassol com camembert!

    Este último fez UM SUCESSO num jantar de amigos! Mt grata pela partilha!

    Um beijinho e aguardo ver-te com participações tuas nas minhas iniciativas! É uma honra :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras Sónia, fico feliz que tenham gostado do pão com camembert, é de fato bom e faz um lindo efeito na mesa.

      Eliminar
  9. Ficou divinal a tua sopa, mesmo gulosa :P

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Lenita,
    sopa, neste tempo frio, para mim não tem melhor. Esta de peixe meio picante me agradou bastante. Já estava com saudades de vir aqui e me deliciar com as belas fotos das tuas receitas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Há dias também comi e deliciei-me. É uma sopa mesmo reconfortante! Está com um aspecto lindissimo, parabéns! :)

    ResponderEliminar
  12. Querida Lenita,
    Também já não como sopa de peixe há tanto tempo e esta tua também me aguçou o apetite e muito, pois está com um aspecto divino e delicioso!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  13. E que linda cor com que ficou esta sopa :)
    Agora para além da delas é a tua que nos desperta o apetite nestes dias bem frios!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  14. Lenita querida também sou muito fã de uma sopinha de peixe, a sua ficou magnifica, rica, com uma linda cor, bem cremosa como gosto. Deu água na boca. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Nesta altura do ano, as sopas e os caldos confortam-nos!
    Eu adoro sopa de peixe, rica em sabores, e com muitos coentros!
    A tua ficou com uma cor deliciosa, perfeita.
    Agora fico eu com vontade :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Ai que óptima! Adoro assim bem quente :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  17. Lenita a tua sopa faz crescer água na boca.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Ai que aspecto maravilhoso.... fiquei cheia de fome só de olhar (e acabei de jantar...ahahah). boa receita para noites frias... tenho que a experimentar..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Adoro sopinha de peixe, bom aspeto a tua...bjokitas

    ResponderEliminar
  20. Lenita,
    Que rica sopinha.
    Adoro sopa de peixe e a tua está com uma aspeto divinal (como sempre):)
    Bom fim de semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Muito obrigada pelas palavras no meu blog :D Vim retribuir e deparo-me logo com esta sopinha tão ao meu gosto: é sopa e é picante :D Adoro sopas picantes, são mesmo óptimas para nos aquecerem neste tempo mais frio :D Ficou com um aspecto delicioso :D

    Beijinhos e um bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  22. Me encanta la sopa de pescado, y más si lleva trocitos!!!besos

    ResponderEliminar
  23. Mas que óptimo aspecto!
    Uma sopa quente, cai tão bem neste dias frios. Gostei muito. ;)
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Adoro sopa de peixe e se leva tamboril e salmão para mim é perfeita.
    A sua ficou com um aspeto delicioso.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  25. Adoro sopa de peixe...esta tem tão bom aspecto=) nhamiiiiii

    ResponderEliminar
  26. Ivo Pacheco e Ana Cardoso23 de junho de 2013 às 16:53

    Que bela sopa de peixe! seguimos a receita e recomendamos vivamente!!! :)

    ResponderEliminar
  27. Gostei muito desta sopa! Parabéns pela receita e muito obrigada. Por acaso tem uma boa receita de vichyssoise?

    ResponderEliminar
  28. É uma sopa deliciosa. Obrigada pela receita;)

    ResponderEliminar
  29. E se, em vez das postas de peixe, utilizar cabecas dos mesmos peixes? Da mais trabalho mas...

    ResponderEliminar
  30. Muito boa receita, fiz agora durante o isolamento devido ao COVID 19, ficou esplêndida e só usei pescada, duas cabeças e um lombo.

    ResponderEliminar